top of page

Sobre o GPTEC

O Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), criado em 2003, faz parte do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (NEPP-DH), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contribui para a produção e difusão de conhecimento sobre o tema, atendendo à vocação universitária para o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

As linhas de pesquisa que desenvolve têm caráter interdisciplinar e servem como pontos de referência e identidade do GPTEC. São elas:

• Trabalho e Direitos Humanos;

• Migração, rotas de aliciamento, territórios e fronteiras;

• Educação e trabalho escravo contemporâneo;

• Trabalho escravo contemporâneo, identidade e resistência. 

A equipe interdisciplinar do GPTEC desenvolve estudos e pesquisas sobre a escravização contemporânea no Brasil desde 2003; publicou diversos livros e dezenas de artigos, sobre o tema; e promove anualmente a Reunião Científica Trabalho Escravo e Questões Correlatas com pesquisadores e pesquisadoras de diversos centros de pesquisas e universidades do Brasil e do exterior. Participa como observador do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo da Superintendência de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos - SEDHMI – do Estado do Rio de Janeiro, e da Comissão Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – CONATRAE , vinculada à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos – DDDH, do Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal.

XVI Reunião Científica do GPTEC

A realização do XVI Encontro, de 2023, em Brasília, é de uma simbologia histórica e estratégica ímpar. Será a primeira realização do Encontro na capital federal, e marcará a mudança de governo federal, que, nos primeiros meses de administração, já realizou diversas ações importantes para a proteção dos direitos humanos, inclusive no enfrentamento da escravidão contemporânea e questões correlatas, como o racismo, o sexismo, os direitos dos povos originários e tradicionais.

 

​O Encontro Científico em Brasília favorecerá a participação de importantes agentes políticos que atuam nesse processo de redemocratização das estruturas de poder que tem vivido o país nos últimos meses. Em Brasília estão sediados os três poderes da República, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e suas divisões, além do Ministério Público brasileiro, das embaixadas, das agências das Nações Unidas, das confederações sindicais, entre outras estruturas.

​Importa registrar também o papel sensível que tem a Universidade de Brasília em todo esse processo vivido pelo país. Quando da ditadura militar, a UnB foi um espaço decisivo de resistência, e, no processo de redemocratização, realizou ações que são referência nacional na efetivação dos direitos humanos, a exemplo da criação do Centro Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), em 1986, que sedia os estudos de Direitos Humanos e Cidadania, e da criação, também em 1986, do projeto O Direito Achado Na Rua (ODANR).

Apresentação de trabalhos

O objetivo da Reunião Científica é promover um intercâmbio entre pesquisadores(as), que são convidados(as) a apresentar seu(s) trabalho(s) acadêmicos sobre escravidão contemporânea e questões correlatas. 

Lançamento de Livros

Está previsto na programação da Reunião Científica o lançamento de livros inéditos. A atividade ocorrerá no dia 7 de novembro, às 17h30.

Inscrição dos livros para lançamento até 20/10/2023.

Envio de Trabalhos completos

O trabalho completo apresentado na XVI Reunião Científica em Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões Correlatas deverá ser enviado através do Formulário Google. 

 

ATENÇÃO: Apenas trabalhos apresentados na XVI Reunião Científica poderão ser enviados pelo formulário. 

Envio de trabalhos completos para publicação até 31/01/2024.

Palestrantes

Hospitalidade

image.png

HOSPEDAGEM

O setor hoteleiro de Brasília está com sua ocupação quase máxima, em razão de eventos paralelos que estarão acontecendo no mesmo período. Conseguimos a parceria com apenas um hotel no Setor Hoteleiro Norte, o Garvey Park Hotel, mas ainda assim o número de vagas disponíveis é muito limitado, devido à alta demanda do período. Por isso, para garantir sua estadia durante o evento, recomendamos que você faça sua reserva o mais rápido possível, através do WhatsApp +55 (61) 30341030 ou e-mail: reservas@ikedahoteis.com.br

image.png

ALIMENTAÇÃO

A Asa Norte e a UnB possuem muitas opções de restaurantes, bares e lanchonetes. Mas, para os almoços dos dias 7 e 8 de novembro, nossa recomendação é o restaurante Ki Sabor, localizado no edifício da FINATEC, dentro do Campus Darcy Ribeiro. O serviço é de buffet por quilo e os participantes da XVI Reunião Científica ganham desconto no pagamento.

Comissão Organizadora

COORDENAÇÃO GPTEC

Ricardo Rezende Figueira (Coordenador do GPTEC/NEPP-DH/UFRJ)
Shirley Silveira Andrade (Docente DDI/UFS)
Suliane Sudano (Assistente social do GPTEC/NEPP-DH/UFRJ)
Murilo Peixoto da Mota (Sociólogo do GPTEC/NEPP-DH/UFRJ)

COMITÊ LOCAL UnB

Angela Teberga de Paula (Professora CET/UnB)

Ela Wiecko Volkmer de Castilho (Docente PPGDH e PPGD/UnB)

Lys Sobral Cardoso (MPT e Doutoranda em Direitos Humanos/UnB)

Beatriz Santos Vilarins (Discente Turismo/UnB)
Cleide de Oliveira Lemos (Discente Turismo/UnB)

Débora Souza da Silva​ (Discente Turismo/UnB)

Edilene Vilas Boas Correa (Discente Turismo/UnB)

Thainara da Costa Lima (Discente Turismo/UnB)

Thiago de Moura Vieira (Discente Turismo/UnB)

Realização

logo UFRJ.png
logo colorida GPTEC.png
cet-removebg-preview.png

Apoio

logo_padrao.png
logo-png-1ve.png
image.png
LOGO-23.png
image_edited.jpg
Labor Movens JPG - sem o texto _edited.jpg
Logo_ADUnB_Original_com secao sindical ANDES.png
bottom of page